IDESQ

Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional

Há mais de 35 anos, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) atua no bairro Parque Santa Maria, fazendo parte do Ancuri (IDH 0,204), em Fortaleza. Trabalhamos na qualificação de aprendizes, oferecendo aos jovens da nossa comunidade a oportunidade do primeiro emprego e a inserção digna no mercado de trabalho. O nosso grande parceiro, sem dúvidas, é o Governo do Estado, por meio do Projeto Primeiro Passo.

NOSSA RAIZ NO PARQUE SANTA MARIA

Ganhando o Ceará

Apesar de termos nossa raiz no Parque Santa Maria, já ultrapassamos Fortaleza e ganhamos o Ceará. Dessa forma, temos turmas de jovens aprendizes em 24 munícipios do Estado, empregando diversos funcionários e formando, atualmente 1.700 educandos e já passaram pela Instituição mais de 11 mil jovens.

PROJETOS

Desenvolvimento Social da população

Além de trabalhar com Aprendizagem, também temos projetos que lidam com o desenvolvimento social da população, como o “Artes, Saberes e Afetividades”, que oferece atividades diversas (artesanato, pintura em tecido) para idosas da comunidade.

Na área de capacitação de associações e cooperativas, atuamos no projeto “Trilhas para a transformação”, em parceria com Instituto Agropólos e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), através do projeto São José III. No último ciclo, capacitamos 82 entidades rurais do Ceará, com cursos de gestão financeira e administrativa.

PREMIAÇÃO

Fundo Itaú de Excelência Social

O IDESQ foi premiado duas vezes, em 2013 e 2016, pelo Fundo Itaú de Excelência Social (FIES), na categoria "Educação para o Trabalho - Atendimento Direto", com o projeto Jovem Aprendiz IDESQ/Primeiro Passo.

Trata-se de um fundo de investimento que aplica recursos em ações de entidades que se preocupam com o social. Para nós, a premiação reconhece todo esforço do IDESQ no projeto de Aprendizagem, que oferece oportunidades a centenas de jovens cearenses.

SOMOS UMA FAMÍLIA

Nossa equipe

Antônia-Aurineuda-2Antônia-Aurineuda-1

Antônia Aurineuda da Silva

Presidente

Eudázio-Nobre-2Eudázio-Nobre-1

Eudázio Nobre

Coordenador Administrativo

LINHA DO TEMPO

Nossa história

  • 1983

    O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) surgiu em 1983 através de iniciativas da Irmã Maria Leite de Araújo e de um grupo de moradores ligados à Comunidade Eclesiais de Base, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população local, a maioria em situação de vulnerabilidade social. Ou seja, o IDESQ nasceu dentro da Igreja, sendo o Centro Comunitário Santa Maria (CCSM).


    Nessa época, havia apenas uma escola na região e a comunidade começou a tentar responder as próprias demandas com iniciativas próprias. Percebendo a quantidade de crianças do bairro que estava fora de sala, nos tornamos a Escola Comunitária Nossa Senhora das Graças, com apoio de professores voluntários.

  • 1987

    Depois de ser “Escolhinha”, como ficou conhecida entre os moradores, o IDESQ passou a ser creche, porque havia muitas mães que desejavam trabalhar, mas não tinham onde deixar os filhos durante o dia. Surgiu, então, a Creche Comunitária Padre Josimo, em 1987.

  • 2010

    Depois de ser “Escolhinha”, como ficou conhecida entre os moradores, o IDESQ passou a ser creche, porque havia muitas mães que desejavam trabalhar, mas não tinham onde deixar os filhos durante o dia. Surgiu, então, a Creche Comunitária Padre Josimo, em 1987.


    Desde que foi fundado, o IDESQ se adaptou às necessidades comunitárias em cada momento histórico, sempre se norteando na busca pela melhoria de vida das comunidades locais. A luta da Instituição pela educação e também por linhas de ônibus que circulem dentro do bairro, além de outros direitos básicos, é concreta e reconhecida localmente.

NOSSA INSPIRAÇÃO

Motive-se