Palestra sobre “Liderança do Futuro”, com Sandra Gioffi, trouxe detalhes a respeito do perfil do profissional que as empresas tem buscado cada vez mais
Profissionais que se adaptam às mudanças que acontecem no trabalho e trazem soluções para os problemas que surgem são características que as empresas já procuram atualmente e que devem ser fortalecidas ainda mais no mercado de trabalho, de acordo com a especialista em Gestão de Pessoas, Sandra Gioffi. A afirmação foi dada em uma palestra online, organizada pelo IDESQ, sobre “Liderança do Futuro”, para professores, psicólogos, monitores, parceiros e outros profissionais.
“A formação é importante, mas o mais difícil de a gente conseguir é esse negócio adaptativo, é esse camaleão, esse profissional que responde à mudança. O Darwin [biólogo] já trazia essa frase, de que não é o mais forte e inteligente que sobrevive, e sim aquele que melhor se adapta à mudança. Então, a grande competência do século é essa competência de adaptabilidade, ela que ajuda o ser humano se movimentar, articular e buscar as alternativas para os problemas que ele vai vivenciar, que ele nem imagina quais são. Quem imaginaria o problema covid que estamos vivendo agora?”, afirma Sandra.
Como exemplo, a palestrante afirma que as empresas Facebook e Google, gigantes mundiais, não exigem mais que o profissional tenha um diploma. “É desejável [ter formação acadêmica], mas não é uma exigência, assim como não exigem mais inglês, não exigem uma faculdade de ponta”, comenta.
De acordo com ela, essa adaptação passa por vários aspectos. “Menos fechada e certinha, mas mais lateral. Onde eu deixo de ser mais negócio, pra ser mais genérico. Onde eu deixo de ser mais talento, pra ser mais capacidade. Onde eu deixo de ser papel fixo, pra poder ter um job rotation [rodízio de pessoas e setores], para poder aprender novas coisas. Cada vez mais exigindo do profissional competências essenciais ou comportamentais, entendendo que aquelas competências técnicas são importantes, mas elas são mais fáceis da gente investir e desenvolver dentro da organização. As comportamentais demandam uma vivência, demandam um desenvolvimento emocional e esse tempo de desenvolvimento vai variar de pessoa para pessoa”, ressalta.
A palestra de Sandra também falou como as empresas tem modificado a rotina de trabalho com um mundo cada vez mais digitalizado e outros assuntos. Confira a palestra completa:
Sandra Gioffi
A palestrante é formada em Psicologia e possui especializações em Gestão de Pessoas e Neurociência para Liderança pelo MIT.
Por meio de consultoria, atua com organizações de impacto social: é Conselheira da ONG Gerando Falcões, Conselheira do Programa de Egressos – Recomeçar GF, Conselheira da ONG Cores do Mará, Conselheira Fundação ABH, Coaching de Líderes Sociais (voluntária), Mentora da Utopiar, fundadora do grupo de mulheres BoardW e integrante do Grupo HubMulher.