O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) recebeu a Gerando Falcões (GF) para uma troca de experiências sobre o nosso trabalho de qualificação profissional de jovens aprendizes no Ceará. O encontro aconteceu no fim de fevereiro, na sede do IDESQ, no Parque Santa Maria, e contou com a participação de toda a equipe do IDESQ, incluindo professores, estudantes, coordenação, diretoria e gestão.
Para a nossa presidente, Leda da Silva, a visita foi importante para que eles tenham a dimensão do trabalho do IDESQ. “Mostramos quem nós somos, de que forma atuamos junto às juventudes e como trabalhamos de acordo com a Lei da Aprendizagem”, afirma a presidente, que acredita que parcerias com a Gerando Falcões movem o IDESQ para alcançar bons frutos.
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela. Através da combinação de educação socioemocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias, a entidade acredita que é possível transformar a vida de crianças, jovens, líderes e moradores das favelas. Por isso, eles criaram a Falcons University para desenvolver uma metodologia educacional no Brasil e formar jovens líderes.
Dentro desse contexto, o gestor administrativo do IDESQ, Eudázio Nobre, participou, no último ano, de uma formação social na Falcons University, tendo recebido capacitação de liderança social da GF e, dessa forma, o IDESQ passou a ser uma das redes de apoio da entidade.
“Foi um prazer receber a equipe da Gerando Falcões em nossa sede e perceber o quanto temos de comum em nossas histórias. Trabalhamos em grandes centros periféricos, com o objetivo de transformar a vida das pessoas. São nessas visitas e trocas de experiências que encontramos oportunidades para aprimoramos nosso trabalho e sermos ainda melhores”, comenta Eudázio.
Para os representantes da GF, que participaram do evento, o encontro foi importante porque estreitou os laços das duas organizações sociais.
“O instituto vem desenvolvendo um maravilhoso trabalho social no Ceará na área de Qualificação Profissional e Empregabilidade. A organização social é uma das unidades da Rede Gerando Falcões que está contribuindo com a missão de levar a pobreza das favelas pro museu! Ficamos muito felizes de temos na Rede Gerando Falcões uma organização potência como IDESQ”, afirma a Ana Paula, coordenadora educacional da GF.
“Foi uma experiência incrível participar desse encontro. Foi um momento de muitas trocas e aprendizagens com time potente do instituto e a oportunidade de conhecer mais perto as regiões atendidas e atividades desenvolvidas pela organização”, complementa o analista regional de operações da GF, Antônio Matias, que também participou do encontro.
O impacto do IDESQ na vida de jovens cearenses foi mostrado, no encontro, por meio do jovem Maxwell Rodrigues, que é aprendiz desde junho de 2022 e trabalha no ISGH, empresa de gestão hospitalar no Ceará que tem parceria com o IDESQ.
“Tive a oportunidade de compartilhar um pouco do que aprendi, do que tenho de vivência tanto no IDESQ como na empresa. Compartilhei como o instituto tem profissionalização e seriedade no seu trabalho em cada parte e como nós participamos dos processos do IDESQ. O intuito desse encontro foi a troca de conhecimento, de como a instituição funciona para benefício das pessoas. Mostrou a ampliação de mundos diferentes, de como ela contribui para a sociedade. Com mais conhecimento, os jovens podem ter uma capacitação ainda melhor e esse é o objetivo do IDESQ”, afirmou o jovem aprendiz.