Apesar de um ano difícil, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) tem muitos motivos para comemorar. Por isso, selecionamos alguns fatos de 2021 que nos fez agradecer. Confira:
O ano de 2021 trouxe uma grande alívio na pandemia da Covid-19. Nossos colaboradores, professores e jovens aprendizes se vacinaram, aumentando a nossa esperança de voltar a ter um convívio diário presencialmente. As vacinas salvam vidas e são eficazes contra o coronavírus. Com elas, esperamos que 2022 seja um ano de ainda mais avanços.
2. Novos Jovens Aprendizes
Apesar do cenário econômico difícil, o IDESQ continuou com diversas parcerias com empresas privadas e, por isso, conseguiu fazer mais uma seleção de jovens aprendizes em junho, iniciando novas turmas de Aprendizagem do Projeto Aprendiz IDESQ. Para nós, este é um grande motivo para comemorar, já que nossa razão de ser é a inclusão de jovens em situação de ;vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
3. Parceria com a Receita Federal
Um novo aprendizado é sempre bem-vindo ao IDESQ. Neste ano, tivemos uma parceria com a Receita Federal, nos ensinando como organizar um bazar beneficente. Milhares de produtos doados pela Receita Federal foram vendidos nesse bazar, que aconteceu em novembro, em Fortaleza. Os produtos foram cedidos pelo órgão a três organizações da sociedade civil, que organizaram a ação e receberam os recursos obtidos com a venda: a Fundação Terra, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) e a Sociedade Beneficente Amigos de Cristo (Sobac).
4. IDESQ no Quarteirão
Desde maio de 2020, que o instituto organiza a ação “IDESQ no Quarteirão”, entregando cestas básicas e máscaras para cerca de 50 famílias vizinhas ao IDESQ, no Parque Santa Maria, em Fortaleza. A iniciativa começou após a crise econômica advinda com a pandemia. Os beneficiados moram na mesma rua do IDESQ. A instituição continuou com o projeto em 2021 e contou com apoio de vários parceiros para realizar as doações.
5. Novo ouvidor geral externo da Defensoria Pública
Com apoio do IDESQ e da Associação Santo Dias, o advogado Alysson Frota, indicação do IDESQ e da Associação Santo Dias, foi eleito Ouvidor Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ele obteve apoio de mais de 100 instituições sociais do Ceará e acredita no diálogo com a sociedade civil para melhorar a Defensoria.
6. Conversas que Fortalecem
O IDESQ contou com um grande apoio no ano de 2021 por meio do projeto “Conversas que Fortalecem”. Criado durante a pandemia da Covid-19, quando a crise econômica afetou as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o projeto reuniu diversas instituições sociais do Brasil para encontrar maneiras viáveis para a sustentabilidade das OSCs. Todos os meses as instituições se reuniam e debatiam diversos temas, como resiliência, lugar de escuta e comunicação em tempos de pandemia. Além do IDESQ, participam também as instituições Ficas, Instituto Fonte, A Guarda Chuva, o CEDHOR, o Specttaculu, e o IFMM.
Temos muito motivos para agradecer por 2021. E vocês?