O IDESQ realiza uma série de atividades, no mês da Consciência Negra, para debater diversos temas, como racismo estrutural e institucional, políticas públicas par a juventude negra e saúde coletiva. As palestras foram realizadas em dias diferentes e mais de 150 jovens aprendizes participam do momento.
A realização dessas atividades tem como base a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que assegura a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no ensino curricular das instituições de ensino públicas e privadas.
Dessa forma, as palestras têm, como objetivo, expor a importância da consciência negra no âmbito socioeducacional, considerando a diversidade étnico-racial dos educandos; dialogar sobre as desigualdades raciais e socioeconômicas que afetam os jovens negros no cenário pandêmico na área da profissionalização e debater sobre as possibilidades e caminhos a serem trilhados para o enfrentamento das dificuldades para os(as) jovens negros(as) em contexto de vulnerabilidade social.