O IDESQ e a Associação Santo Dias receberam um grupo defensores públicos, nesta quarta-feira (27), para uma visita institucional, onde eles puderam conhecer como nosso trabalho funciona na região do Ancuri, em Fortaleza, e no Interior do Ceará.
A iniciativa trouxe os membros da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) e do Conselho Superior da Defensoria Pública (Consup) e faz parte da proposta do novo ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Alysson Frota, de aproximar instituições sociais da Defensoria Pública. Algumas lideranças do Parque Santa Maria também participaram do momento, que contou ainda com um café da tarde.
Para a presidente do IDESQ, Leda da Silva, é importante a aproximação da Defensoria Pública com as entidades sociais. “É relevante estreitar as relações, para que eles vejam como trabalhamos em defesa da população. Olhando de perto o que fazemos, eles podem entender melhor as necessidades da comunidade. E a gente quer que a comunidade se empodere e se torne protagonista de suas lutas e, por isso, esse momento foi tão enriquecedor”
“A visita foi um momento muito importante e agradável, onde o grupo pôde conhecer toda atuação de ambas as instituições e ver de perto toda a estrutura institucional localizado dentro da periferia de Fortaleza. Assim perceberem que o trabalho desenvolvido é de suma importância para a comunidade ao redor e para todo o Estado do Ceará. Grato pela
Acolhida de ambas as instituições”, afirmou o ouvidor geral da Defensoria Pública, Alysson Frota.
Em suas redes sociais, o defensor público e membro do Conselho Superior da DPGE, Rubens Lima, destacou o quanto a visita foi significativa.
“Momento memorável para conhecermos aqueles que lutam pela defesa dos DHs na periferia de Fortaleza e no interior do estado. Instituições de décadas que atuam na defesa de crianças, adolescentes e jovens, buscando políticas públicas que superem a ausência estatal para a população mais vulnerável da capital cearense. Meu agradecimento especial pela recepção e pelo aprendizado. Contem com nosso trabalho e disposição para enfrentar essas lutas!”, ressaltou Rubens, que também é Titular do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei – Nuaja.
O defensor público e membro da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Gustavo Gonçalves de Barros, também se manifestou em suas redes sociais:
“Muito obrigado pela oportunidade de conhecer ainda mais de perto o seu trabalho, Alysson Frota, o do IDESQ e da Associação Santo Dias, que realizam belíssimas e transformadoras ações sociais na comunidade do Ancuri. Foi uma troca de experiências e vivências riquíssima, que fortaleceu em mim a convicção de que somente o trabalho coletivo e irmanado tem o poder de mudar a nossa realidade! Parabéns!”, afirmou o defensor.