Está no ar o documentário “Padres de Ataúrio”, produzido e dirigido por Claudio Savaget, que conta a história de dois sacerdotes: Padre Luis Fonasier, que foi uma liderança religiosa em Fortaleza, e Chico Moser. O filme mostra os trabalhos missionários desenvolvidos por eles na ilha de Ataúro, no Timor Leste, na Ásia.
A história de Padre Luís passa pelo Ancuri, onde está localizado o IDESQ, e Jangurussu, em Fortaleza. Vindo de São Paulo, o padre italiano fez uma atuação nas comunidades cearenses, a partir de 1987. Ele trouxe um trabalho social dentro da evangelização da igreja e teve, por exemplo, uma grande contribuição na formação de muitas pessoas do local. Também foi responsável pela luta da comunidade a favor de moradia, contra o racismo, e pela comunicação popular, com a Rádio Oscar Romero.
Confira o documentário:
Padre Luis também foi o responsável pela fundação da Associação Santo Dias, outra Organização da Sociedade Civil da nossa comunidade, que, a partir de 1997, qualificou muitas pessoas do Ancuri, por meio do Projeto Reconquistar. Atualmente a associação trabalha com direitos da criança e do adolescente.
Após 17 anos atuando na comunidade, Padre Luis vai embora para a pequena ilha de Ataúrio, no Timor Leste, onde começa a incentivar o trabalho coletivo e a capacitação das pessoas.